Antioxidantes & Pele


Uma palavra muito comum actualmente é sem dúvida alguma antioxidantes, quer seja em produtos de cosmética ou em alimentaçãoMas afinal o que são os antioxidantes e quais as suas funcionalidades?

O nosso organismo apresenta inúmeros mecanismos que funcionam constantemente e que resultam em diversos produtos, entre os quais radicais livres. Estes radicais livres são moléculas que sofreram reacções de oxidação que resultaram na perda de um electrão, tornando a molécula extremamente instável e reactiva. O perigo destas moléculas é realmente a sua reactividade, uma vez que podem reagir com outras moléculas de forma a recuperarem o electrão perdido, podendo levar a danos ou morte celular. Contudo, o nosso organismo apresenta defesas naturais que visam o desaparecimento de radicais livres, como é o caso de sistemas enzimáticos, e para além destas defesas, aparecem então os ditos antioxidantes. Os antioxidantes são moléculas que apresentam a capacidade de doar electrões aos radicais livres, estabilizando-os, impedindo assim que estes reajam com outras moléculas, inclusive proteínas, ácidos nucleicos (DNA e RNA) e lípidos.



Existem estudos científicos que indicam que os queratinócitos, células da pele, são as células mais expostas e afectadas por stress oxidativo provocado por espécies reactivas de oxigénio (ROS), um tipo de radicais livres. Isto porque as células da pele são as mais expostas a agentes nocivos, como é o caso de compostos químicos e radiação UV, responsáveis por uma produção excessiva de ROS. Os ROS em níveis elevados podem resultar no envelhecimento precoce da nossa pele, por isso é importante auxiliar as defesas do nosso organismo através da aplicação de formulações tópicas antioxidantes e claro, da ingestão de alimentos ricos em antioxidantes.

No que toca a alimentação devemos ingerir com regularidade alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso dos frutos vermelhos - amoras, framboesas, arandos -, alcachofra, bagas de goji, chocolate negro, nozes e chás - verde e preto.

Relativamente a produtos cosméticos antioxidantes, existem imensas opções no mercado e basta escolhermos a que mais nos agrada, tanto a nível de compatibilidade com a nossa pele como a nível de custo monetário. Contudo, é importante não esquecer que para uma formulação tópica, seja esta na forma de creme, sérum, gel, entre outras, ser o mais eficaz possível, deve ser aplicada numa pele limpa e cuidada. Assim sendo, deixo aqui algumas sugestões de produtos de limpeza e antioxidantes. Para saberem mais detalhes sobre cada produto, basta clicar sobre a imagem do mesmo.


CONVERSATION

0 Comentários:

Enviar um comentário

Back
to top