Benefícios do Cacau Para a Saúde

imagem retirada de thekitchenmccabe.com
O cacau é um dos alimentos mais cobiçados e desejados, ora não fosse o principal ingrediente do tão delicioso chocolate, am I right girls? Este é considerado um superalimento devido às propriedades medicinais que apresenta, tanto que o cacau no século XVI já era utilizado no tratamento de desordens digestivas, dores de cabeça, inflamações e insónias na sua forma isolada ou combinado com ervas, plantas ou outros suplementos alimentares. 

Actualmente, existem inúmeros estudos que investigam os benefícios da ingestão de cacau para a saúde, sendo que os resultados demonstram que este é realmente um superalimento. As propriedades medicinais deste ingrediente incluem antioxidante, cardioprotetora, anti-inflamatória, antidepressiva e relaxamento muscular, e são resultado de uma elevada quantidade de compostos fenólicos, especialmente catequina e epicatequina. Para além destes benefícios, o cacau é também uma fonte de neurotransmissores de serotonina, dopamina e feniletilamina, compostos responsáveis pelo sentimento de felicidade, e ainda alivia as dores menstruais, daí termos necessidade de comer chocolate até cairmos para o lado naquela altura do mês.

Contudo, não podemos confundir cacau com chocolate, uma vez que não apresentam os mesmos constituintes e muito menos as mesmas propriedades. O chocolate resulta de um processamento de cacau a elevadas temperaturas, o que provoca reacções bioquímicas que alteram o teor de compostos fenólicos, e para além disso os que se encontram no mercado apresentam inúmeros aditivos para melhorar o sabor ou até mesmo para diminuir os custos de produção, como é o caso do açúcar refinado e do leite. O açúcar é adicionado para suavizar o sabor amargo do cacau mas tendo em conta os malefícios deste e os benefícios do cacau, o resultado final não é benéfico para a saúde. Já o leite quando é ingerido com cacau neutraliza os seus efeitos antioxidantes.

O melhor cacau para incorporarmos na nossa alimentação é o cacau cru, mas como o seu sabor não é de todo muito apreciado devido à sua amargura, então o melhor é optarmos sempre por chocolates com mínimo de 70% de cacau. Deixo ainda algumas sugestões de produtos ricos em cacau e pobres em açúcar refinado na sua constituição, sendo que para saberem mais sobre cada um basta clicar na respectiva imagem.

CONVERSATION

0 Comentários:

Enviar um comentário

Back
to top