Vitamina A


Vitamina A refere-se a um grupo de compostos que inclui o famoso retinol, o ácido retinóico e retinaldeído, e que se podem encontrar tanto em tecidos vegetais como em animais, sob a forma de carotenóides e retinóides, respectivamente. Os carotenóides presentes nos vegetais e frutas pertencem a uma classe denominada de percursores, o que significa que necessitam de sofrer uma reacção de conversão para originarem então a dita vitamina A. Assim sendo, quando estes são ingeridos são rapidamente convertidos em vitamina A ou então mantém-se a circular no corpo sob a forma de carotenóides caso não exista défice de vitamina A.

A vitamina A é essencial para o bom funcionamento do corpo humano, especialmente para a visão, crescimento e pele. E é neste último benefício que me irei focar mais, ora não fosse eu uma entusiasta de tudo o que envolve a pele, e claro, os produtos que lhe aplicamos para a manter saudável! Os retinóides têm sido usados na indústria farmacêutica para criar tratamentos para doenças dermatológicas, como é o caso da acne e psoríase. Relativamente a cosméticos, estudos mais recentes demonstram que estes também são eficazes na prevenção e tratamento de celulite, estrias e envelhecimento precoce provocado por radiação solar.

Os responsáveis pelo efeito anti-envelhecimento são o retinol e o ácido retinóico, uma vez que apresentam a capacidade de reparar as lesões causadas pela radiação solar através de mecanismos restauradores e de limitar a progressão dos danos já existentes. O ácido retinóico actua directamente através do bloqueio de uma família de enzimas responsáveis pela quebra de colagénio presente na derme, enquanto que o ácido retinóico estimula a produção de queratinócitos e fibroblastos, células que constituem as camadas da pele. Ambos estes mecanismos resultam em maiores quantidades de colagénio na pele, o que se traduz numa pele mais espessa, resistente e lisa, e ainda numa pele mais suave devido à produção de células novas. Quanto à prevenção e tratamento da celulite, o composto responsável é o retinol, e das estrias, é o ácido retinóico.

Podemos obter vitamina A e seus derivados através de diversos alimentos, sendo que os que apresentam maiores níveis são alperces, cenouras, espinafres, tomates, mango, alface, entre outros. Mas existem também inúmeros produtos cosméticos no mercado que contêm ingredientes desta classe, sendo que estes focam-se principalmente em produtos anti-envelhecimento.


Deixo aqui quatro exemplos de produtos que contém retinol que contribuem para uma pele mais jovem e mais saudável! De salientar que o retinol é um composto ao qual algumas peles podem ser mais sensíveis e desencadear reacções, por isso o seu uso deve ser feito de forma ponderada. Para além disso, não se devem combinar produtos que contenham retinol, ácido retinóico ou retinaldeído, sendo que deve ser usado apenas um.

  • La Roche Posay Redermic R.: creme antirrugas formulado com água termal La Roche Posay e rico com um complexo que associa o retinol puro ao retinol de libertação prolongada indicado para as peles maduras. Deve ser aplicado à noite sobre uma pele limpa, e se possível aplicar através de uma suave massagem para uma melhor absorção.
  • Body Merry Pro-A Serum: formulado com 2,5% de retinol e ingredientes restauradores derivados de plantas, como ácido hialurónico, chá verde e vitamina E. Indicado para qualquer tipo de pele para prevenir e tratar o envelhecimento, e para tal devem ser aplicadas 3-5 gotas e espalhar gentilmente pela face após esta ter sido cuidadosamente limpa.
  • Body Merry Cellulite Defense: creme anti-celulite constituído por retinol, cafeína e pimenta de caiena para uma pele mais firme, suave e jovem. Deve ser aplicado de manhã e à noite, sendo que os primeiros resultados começam a ser visíveis após seis a oito semanas.
  • Vichy Liftactiv Advanced Filler: formulado com água termal de Vichy, retinol puro e ácido hialurónico para preencher e suavizar as linhas de expressão finas e rugas mais profundas. Deve ser aplicado uma vez por dia após a limpeza da pele.

CONVERSATION

0 Comentários:

Enviar um comentário

Back
to top