Benefícios dos Óleos Essenciais na Pele

O que são?
Os óleos essenciais são extraídos de plantas, flores, vegetais e frutas, e são componentes puros e extremamente concentrados utilizados em formulações cosméticas devido às suas propriedades benéficas para a pele. Existem inúmeros óleos essenciais, sendo que cada um apresenta diferentes propriedades no que toca ao cuidado de pele, mas todos têm algo em comum. São compostos ricos em fitonutrientes, vitaminas, minerais, ácidos gordos, antioxidantes, entre outros compostos altamente 

Normalmente, existe uma tendência para se fugir de todos os produtos que contenham a palavra óleo na sua constituição devido ao medo de deixar a pele oleosa após a sua aplicação. Contudo, não se aflijam com os óleos essenciais, uma vez que estes são rapidamente absorvidos pela pele e não deixam aquele aspecto oleoso que ninguém deseja ter.

Quais os seus benefícios no cuidado da pele?
Os usos dos óleos essenciais são vastos, sendo que podem ser utilizados no tratamento de pele seca, acne e eczema, e ainda apresentam propriedades anti inflamatórias, anti envelhecimento e de proteção. Além do mais, os óleos essenciais quando incorporados em formulações de dermocosmética apresentam mais benefícios tais como hidratação, luminosidade, aumento da elasticidade da pele, retardação dos sinais de envelhecimento e ainda proporcionam um aroma agradável ao produto. 

Quais os mais indicados para cada situação?
Para as peles secas os óleos essenciais mais indicados são o óleo de rícino, de manga, de coco e de girassol, uma vez que reduzem a perda de água da pele, mantendo a pele hidratada e evitando assim a sua secura. No que toca ao eczema, o óleo recomendado é o de açafrão, e para a acne são os óleos de artemísia, manjericão, ervilha, abóbora, cebola e tea tree. Os óleos que apresentam propriedades anti inflamatórias são o de camomila e jojoba, e de anti envelhecimento são o de chá verde e preto, de sementes de uva e de ginseng. Por fim, os óleos essenciais que protegem a pele contra agentes exógenos como é o caso da radiação solar são os óleos de aveia e de aloe vera.

Como usar?
Os óleos essenciais puros podem ser adicionados no banho ou massajados directamente na pele. Contudo, como estes são produtos extremamente concentrados, a maioria não é aconselhada a ser aplicada na sua forma pura directamente na pele, sendo que é recomendável diluir os óleos essenciais num óleo vegetal. Os principais óleos vegetais utilizados são o óleo de abacate, de coco e de amêndoas doces, mas existem muitos outros, sendo que dependendo da finalidade do produto deve-se estudar qual a melhor combinação entre óleo essencial e vegetal. De notar que alguns reagem com o sol, provocando irritações na pele, e que não se deve usar em caso de gravidez ou lactação.

Caso desejem comprar um produto cosmético constituído por óleos essenciais existem imensas escolhas no mercado, e nesta situação já se pode aplicar o óleo essencial directamente na pele, uma vez que sabemos à partida que é um produto totalmente seguro, porém duas ou três gotas são suficiente para aplicar em todo o rosto já que estes continuam a ser bastante concentrados. Deixo aqui algumas opções de produtos com óleos essenciais que cuidam da nossa pele e a deixam saudável. Para saberem mais informações sobre cada produto, basta clicar na imagem respectiva.

CONVERSATION

2 Comentários:

  1. Gostei muito deste post!:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu uso o da Yon-ka e adoro!

    P.s: Passatempo a decorrer no blog! :*

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Back
to top